Workshop: EM BUSCA DAS ORIGENS III
Do Sexo à Supraconsciência

Dias 19, 20 e 21 de OUTUBRO 2012

Local: Pousada Vila Açú - Corrêas - Petrópolis - RJ





"Que obra-prima, o homem! 
Quão nobre pela razão! 
Quão infinito pelas faculdades! 
Como é significativo e admirável na forma e nos movimentos!
Nos atos, quão semelhante aos anjos! 
Na apreensão, como se aproxima dos deuses!
Adorno do mundo, modelo das criaturas! 

No entanto, que é para mim essa quintessência de pó? Os homens não me proporcionam prazer; sim, nem as mulheres, apesar de vosso sorriso querer insinuar o contrário."

Hamlet
Cena II

William Shakespeare


A nossa proposta nesse Workshop é dar continuidade
à preciosa tarefa de integrar em nós:  sexo,  espiritualidade
e abundância financeira.

A integração da sexualidade (princípio do prazer), traz a 
possibilidade de realização em vários aspectos da nossa
existência:  profissional,  financeira,  amorosa,  espiritual.

Nada será excluído!  Nossa inteireza preza pela realização
de todos os nossos potenciais, e nenhum deles se faz mais
ou menos importante,  na construção dessa fantástica
obra de arte:  O Ser Humano Pleno! 

"Que obra prima, o homem!"

Integrando essa "Quintessência de Pó" ao "Modelo das criaturas!"

Porque tudo faz parte de nós, e nada poderá ficar de fora.

Mas recomeçaremos sempre do princípio básico:
o Corpo Humano;  templo sagrado,  conexão com o real.






O Workshop Em Busca das Origens III tem como objetivo a integração: Sexo,
Espiritualidade e Abundância financeira.

Segundo o professor de filosofia e mestre espiritual Indiano, Bagwan Shree Rajneshee, também conhecido por Osho,  o Sexo e a expansão de consciência, (Espiritualidade), são constituídos do mesmo tipo de energia. Denominou essa energia de "X".





Quando essa energia "X" flui para baixo, é denominada de Sexo.

Quando flui para cima, como o fogo,  é chamada de Espiritualidade.

A transformação do Sexo em Espiritualidade seria um processo natural se nós pudéssemos ter tido uma educação menos repressora e estivéssemos num contato mais sadio com a nossa sexualidade e com o nosso corpo físico.

Por essa razão necessitamos recorrer à alguns "mapas" que a Psicologia nos dá no intuito de integrar o que foi cindido pelo processo de "enculturação".


Segundo Abraham Maslow, fundador do Humanismo, esse processo natural do desenvolvimento do ser humano em direção à sua própria natureza foi estancado pela ação do fenômeno que ele chamou de "enculturação", que consiste na dialética Indivíduo X Cultura, onde o Indivíduo acaba saindo perdendo tendo em vista que se desvirtua da sua auto-realização.

Neste Workshop falaremos um pouco da "Pirâmide" de Maslow, representativa da Hierarquia das nossas Necessidades, que, a medida que as vamos suprindo, ascendemos até o cume onde reina a Auto-Realização.

Mas será que podemos ascender nessa "Pirâmide" se estamos brigando e em conflito com a base da nossa força, da nossa energia; essa energia "X", o sexo, a nossa sexualidade?





Vamos recorrer ao "mapa" da Psicoterapia Corporal de Wilhelm Reich, apoiada na Teoria da Sexualidade de Sigmund Freud, para tentar soltar as amarras que impedem o livre escoamento dessa energia "X" rumo a sua plena potencialidade. Utilizaremos trabalhos corporais envolvendo respiração abdominal, movimento da coluna, movimento pélvico e foco ocular, que auxiliam a desobstruir a energia estancada nos compartimentos que Reich chamou de couraças. 


Proporemos um paralelo entre os sete segmentos reichianos com os setes chakras da metodologia oriental de desenvolvimento espiritual, inferindo que o desbloqueio das couraças psicofísicas alojadas nesses segmentos, também atuaria na livre circulação de energia de cada chakra, do primeiro ao sétimo e do sétimo ao primeiro.

Atuaremos nesse sentido com trabalhos de respiração através dos chakras, associados à mobilização corporal.

O sétimo segmento para Reich, o Pélvico, relacionado  ao embasamento postural e a capacidade de "andar sobre os próprios pés",  encontraria no primeiro chakra, o Muladhara, ligado à sobrevivência, um par relacional bem interessante.

O quarto segmento, o Torácico, é o emocional e o das demandas afetivas não atendidas. Poderia estar muito bem relacionado ao quarto chakra, o Anahata, do amor incondicional. Ambos localizados na altura do peito. Sendo que um ligado mais à falta e ao vazio e o outro ao transbordamento. Podemos destacar a visão da falta e a visão da cura.

Trabalhos como o Renascimento são bem estimulantes e ajudam no aumento do volume corrente do pulmão, e propiciam à experiências "holotrópicas" , alterando estados de consciência e trazendo à tona questões subliminares.

Entre o terceiro  segmento reichiano e o quinto chakra, ambos na altura da garganta, também podemos observar uma estreita ligação. O terceiro segmento reichiano, o Cervical, está relacionado ao controle e ao investimento narcísico; e o quinto chakra, o Visuddha, está ligado ao ego e à expressão desse ego no mundo. Ego e narcisismo, não haveria algo em comum? 







O terceiro chakra, o chakra do poder, o Manipura, estaria na altura do quinto segmento de Reich, o Diafragmático, relacionado à raiva, ao vigor e à ação. Para exercer o nosso poder não precisamos canalizar e transformar a nossa raiva?








O primeiro segmento reichiano, o Ocular, é relacionado ao contato. Contato consigo mesmo, com as próprias sensações, emoções e pensamentos, contato com os outros e com o mundo, contato com a realidade. Há uma boa possibilidade desse segmento estar relacionado ao sexto chakra, o Ajña     , que é o chakra da meditação. Não seria a meditação uma vivência de puro contato consigo e com a realidade?




E finalmente vamos nos apoiar nos princípios básicos do Pensamento Funcional de Wilhelm Reich, principalmente no que tange ao par funcional, o binômio, a antítese entre duas forças que gera o terceiro elemento: o princípio funcional comum.


Se fomos divididos em dois, se nos tornamos "dois" pelo processo de "enculturação", precisamos voltar ao "um". E se a vida, segundo o Pensamento Funcional, está sempre se movento em dialética, dois opostos/complementares gerando o princípio funcional comum, utilizaremos esse par funcional: Sexo X Terapia, para alcançar o terceiro elemento: Espiritualidade.




Em Busca das Origens III

Dias 19, 20 e 21 OUTUBRO 2012

Corrêas - Petrópolis-RJ

Faça a sua Inscrição:

3253-6097 ou 9913-6097


Ou envie um e-mail para: info@espacovigor.com e solicite a sua ficha de inscrição


LOCAL:

POUSADA VILA AÇÚ








                                                                                                                                                      Alexandre J.Paiva
Psicoterapeuta Reichiano


Terapeuta  Reichiana











Aproveite e venha curtir a exuberante natureza nesse recanto no topo das montanhas da Serra dos Órgãos em Petrópolis-RJ.


























EDITAR POSTAGENS