XII CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS DE CURITIBA-PR


Data: 8/6/2012

Vivências: 

SEXUALIDADE - TERAPIA - SEXUALIDADE

Artigo: http://www.centroreichiano.com.br/artigos/Anais%202012/PAIVA,%20Alexandre%20Jacques.%20Sexualidade.pdf

MÉTODO FELDENKRAIS - CONSCIÊNCIA PELO MOVIMENTO E O ABRANDAMENTO DE COURAÇAS

Artigo:



Foram apresentadas duas vivências no XII Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais de Curitiba-PR, pelos psicoterapeutas do ESPAÇO VIGOR, Alexandre J.Paiva e Kelly Lemos, no dia 8/6/2012.


A primeira vivência, intitulada: Sexualidade - Terapia - Espiritualidade, com o Artigo de mesmo nome (clique aqui para abrir o artigo) , introduziu um procedimento corporal, oriundo da Índia, que ao longo de vinte anos de utilização na clínica reichiana e nos trabalhos terapêuticos em grupo, tem se mostrado muito eficaz no andamento do processo terapêutico.



Esse método, também chamado de Método Dialético, pode auxiliar no processo da psicoterapia, em alguns pacientes, trazendo a esses maior capacidade de entrar em contato com as próprias sensações, sentimentos e pensamentos; maior contato com o outro; maior capacidade de expressão dos sentimentos; disponibilidade para a terapia; vigor e presença.

Esse procedimento corporal foi desenvolvido pelo Profº de Filosofia da Universidade de Jabalpur, Índia, Bhagwan Shree Rajneesh, ao longo das décadas de 70 e 80 do século passado.

Rajneesh desenvolveu essa técnica a partir da observação de certos padrões de comportamento presentes nas pessoas, se baseando nas metodologias das psicoterapias corporais que se desenvolviam no ocidente.

O método denominado de Método Dialético, ou Caótico, ou ainda, Meditação Dinâmica, atua em bloqueios oriundos das fases do desenvolvimento libidinal da teoria da sexualidade de Sigmund Freud. 


Rajneesh faz uso da respiração Bhástrika da Yoga, associada à procedimentos e posturas da  Bioenergética, de Alexander Lowen, bem como de mantras específicos da tradição Sufi, para construir uma preciosa ferramenta que atua também nos bloqueios psicofísicos da couraça reichiana, através dos sete segmentos.







A apresentação foi um sucesso.

Os participantes, em torno de sessenta , desmonstraram receptividade à técnica corporal apresentada, desempenhando-a com muita energia e disposição.








Foram utilizados tambem trabalhos de dinâmica de grupo, de sensibilização e contato.











Os últimos estágios da técnica são dedicados ao silêncio e a imobilidade. Momento de integração e onde o contato consigo chega ao ápice.





"Em teu silêncio eu te direi que sejas apenas uma testemunha – um vigilante constante:
sem nada fazer, [...] apenas permanecendo ali, e então, silenciosamente testemunhando o que ocorre.(RAJNEESH).








Esse é um momento de síntese, de integração, de assimilação de tudo
que foi trabalhado nos estágios anteriores, e também ao longo do processo
terapêutico. É como aquele momento na sessão quando terapeuta e paciente
permanecem por um tempo em silêncio, e as palavras caem, e o reino do
simbólico assume o “setting” terapêutico com totalidade.


Será que nessa integração, o homem partido, dividido e escravo do seu passado, preso nas fases da sua infância e sendo determinado pelo que aconteceu lá, filho do deterministo; poderá se encontrar com o homem senhor de si e da sua própria natureza (a Natureza Humana), filho do simbólico e em busca da auto realização?


CONFERENCISTA: Alexandre Jacques de Paiva / RJ
E-MAIL: swojas@hotmail.com
               info@espacovigor.com

ATIVIDADE: Vivência 12 do Grupo 2: Sexualidade – Terapia – Espiritualidade.

RESULTADO DO SEU FEEDBACK
Muito satisfeito
Satisfeito
      Indiferente
Insatisfeito
              83.32%
       11.12%
  5.56%
       0%
COMENTÁRIOS: Nenhum










EDITAR POSTAGENS